Bem-vindo à beira do rio Manhuaçu. Aqui, convidamos você a fazer uma pausa, respirar profundamente e apreciar a serenidade que nos rodeia. O rio Manhuaçu é o maior afluente do Rio Doce, estendendo-se por aproximadamente 333,3 km, desde sua origem, a uma altitude de 900 metros.
O nome Manhuaçu tem origem Tupi-Guarani e sugere significados como “chuva copiosa” ou “Terra das Grandes Tempestades“, evoluindo de grafias como Manassu e Mayguassu até chegar à forma atual.
A história do Rio Manhuaçu remonta ao século XVI, quando Sebastião Fernandes Tourinho explorou a região em 1572, mencionando sua nascente possivelmente na Lagoa Branca. Pedro Bueno Cacunda, em 1734, relatou a presença de ouro em seu leito, organizando expedições para explorar a região.
O rio foi registrado em mapas da Capitania de Minas Gerais em 1750, destacando-se também em mapas alemães do início do século XIX. Auguste de Saint Hillaire, em 1830, descreveu um grande afluente do Rio Doce, possivelmente o Manhuaçu, enquanto Domingos Fernandes de Lanna fundava o núcleo que se tornaria a futura cidade de Manhuaçu entre 1830 e 1835.
Em 1877, o município do Rio Manhuaçu foi criado, desmembrando-se de Ponte Nova, consolidando assim sua importância histórica e geográfica na região.
Aprecie a beleza e a história deste rio que passa por dentro do Belvedere Residencial. Cuidar e preservar o rio Manhuaçu é honrar sua rica trajetória e garantir seu legado para as gerações futuras.
Municípios banhados pelo
Rio Manhuaçu e afluentes
As imagens aqui representadas são de caráter meramente ilustrativo e provisório, tendo como finalidade a divulgação do empreendimento para fins comerciais e estão sujeitas a alterações de cor, textura, acabamento e composição. A vegetação que compõe o paisagismo é ilustrativa e apresenta porte adulto de referência, na entrega do empreendimento a vegetação apresentará diferença de tamanho e espécie. Possíveis alterações de projeto serão executadas de acordo com o memorial descritivo.